PT

NOBRE

| mais

Nobre, a história de uma família riomaiorense

A marca Nobre tem origem num nome de família – a família Nobre.

Foi em 1918 que Marcolino Pereira Nobre abriu o primeiro talho em Rio Maior, projecto que envolveu toda a família: a mulher Fausta e os filhos, Manuel e Marcolino.

Em Abril de 1957, foi inaugurado o Primeiro Matadouro Regional de Portugal, em Rio Maior.

A tecnologia avançada, processos modernizados e maior produtividade caracterizaram esta aposta.

Em Maio de 1962, foi constituída a sociedade Indústrias de Carnes Nobre, Lda, com novos planos de expansão da atividade e grandes investimentos.

Os sócios eram os filhos do fundador, Marcolino e Manuel Nobre.

Nos anos 70, o sucesso e crescimento da empresa determinaram um novo passo: a construção de uma Fábrica modernizada, equipada com tecnologia europeia, e uma frota de distribuição organizada.

No concelho, era muito forte a influência da empresa para o desenvolvimento da região. Aumento de postos de trabalho, aproveitamento das riquezas naturais e investimentos crescentes na zona, são alguns exemplos.

Em 1987, a expansão da Nobre é confirmada pelo aumento do capital social e pela abertura do capital da empresa ao público, com a cotação na Bolsa de Valores de Lisboa.

Na década de 80, a Nobre já liderava o mercado na área de charcutaria, quer no mercado nacional, quer na exportação.

Em 1985, no ranking das 1000 maiores empresas em Portugal, a Nobre ocupava a 108ºposição.

Desde o final da década de 80 até 1993, integrado num processo de internacionalização, a Nobre passou a fazer parte da divisão alimentar da BP.

Nesta data, foi a companhia Sara Lee Corporation que adquiriu a Nobre.

No ano de 2006, a Nobre foi adquirida pelo Group Smithfield, uma joint venture entre Smithfield Foods e a Oak Tree. A Smithfield Foods, com sede nos EUA, é o maior grupo mundial do setor, que detém subsidiárias em França, Polónia, Roménia e Reino Unido, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, México e China.

Para a Nobre, fazer parte de um grupo internacional com a dimensão da Smithfield Foods, possibilitou um série de novas oportunidades, ao nível tecnológico, de inovações e desenvolvimento de produtos, bem como no acompanhamento das tendências globais de mercado.

Em 2008, a Smithfield Foods, visando essencialmente objetivos estratégicos e comerciais, fundiu-se com a Campofrio. Desta fusão resultou o novo Grupo Campofrio Food Group, maior empresa de carnes processadas da Europa e uma das cinco maiores do mundo.

Contactos:
Morada: Apartado 23 2040 - 998 Rio Maior
E-mail: info.nobre@nobre.pt
Website: www.nobre.pt

AGENDA
VEJA TODOS OS EVENTOS +
Palhaçarte - 4.º Encontro de Palhaços e Artes do Circo
2018-06-01
Street Food Rio Maior
2018-05-31