Como começou .....
Benjamim Martinho Lopes dedicou-se, desde cedo, à actividade vitivinícola. Ainda na década de 30, do século passado, instalou vinhas com o encepamento tradicional na região - castelão e fernão pires - mas também com castas inovadoras para a época - alicante de bouschet e grand noir. As densidades de plantação eram elevadas. As baixas produções por planta associadas a boas maturações originavam vinhos complexos e de elevada estrutura.
Posteriormente na década de 60/70 surgiram as primeiras intervenções nas parcelas de forma a adaptar a vinha à mecanização. Manteve-se o equilíbrio conjugando o compasso com a altura da sebe, fazendo uso da aramação.
João dos Anjos Dias, manteve a tradição na inovação. Herdou o saber e experiência familiar na arte de criar vinhos. A partir de 1980 inicia um processo de reconversão das vinhas. Em 2001 iniciou-se como produtor-engarrafador com a marca Tinto de Azinho.
Promoveu uma estratégia de modernização que envolveu a plantação de novas vinhas e melhorias tecnológicas no processo produtivo.
Os Produtos e as Marcas .....
As marcas surgiram como uma extensão e uma forte ligação ao lugar e à paisagem. Azinheira, aldeia rural, predominantemente vitícola até anos recentes, sempre esteve intimamente ligada à produção de vinhos tintos, procurados e reconhecidos pelas grandes casas engarrafadoras do país.
Tinto de Azinho remete-nos para o lugar e para a árvore que lhe deu nome. Entre Pinus é a paisagem. Marcada pela floresta e entrecruzada por manchas de videiras.
Este é o espírito que está presente neste projecto com décadas. A simbiose perfeita entre a terra, a nossa terra, a tradição e o vinho.
Responsável técnico
José Paulo Dias Telm: 96 8068841 / 96 5145124
Contactos
Casa d'Azinheira Vinhos - Herdeiros de João dos Anjos Dias R. de Santo António, 35 Azinheira 2040-068 RIO MAIOR
(Adega: R. António Fernandes Júnior, 4 - Azinheira) Telm: 96 8068841 / 96 5145124 e-mail: casadazinheiravinhos@gmail.com
|
|