Idade Média/Moderna
Localidade: São João da Ribeira
Diz a lenda que esta Torre foi construída pelos mouros, em 1111, numa só noite de lua cheia, e que dela parte um túnel que liga ao Cabeço de S. Gens, onde, em caso de perigo, se podiam refugiar dos Cristãos, que batalhavam para reconquistar território que outrora fora deles.
A Torre cilíndrica encontra-se isolada do corpo da Igreja e poderá ser uma reminiscência de uma torre contraforte de uma antiga mesquita cristianizada após a reconquista Cristã.
A Igreja sofreu, ao longo de vários séculos, profundas alterações na sua estrutura. Será neste processo de reorganização da estrutura do templo que a Torre, sendo árabe, terá sido destacada do corpo principal do mesmo.
A porta de verga e ombreiras truncadas corresponde aos séculos XIV-XV, período em que esta Igreja aparenta ter sido um dos principais templos da região, com importantes mecenas. De tal fato faz prova a belíssima estatuária medieval, que inclui as imagens de Santo Antão e de Nossa Senhora do Leite.
De realçar os azulejos hispano-mouriscos de decoração gótica que revestem o altar-mor e dois altares colaterais barrocos, decorados com pintura a imitar padrão azulejar policromado.
No exterior, a coroar o corpo de um dos altares colaterais temos um relógio de sol, datado de 1868, e no adro um cruzeiro.
GPS: 39.2805283,-8.8454337